Portugal

Os evangélicos crescem em Portugal e seguem vencendo preconceitos

219views

“A maior parte dos que falam de minorias religiosas como os evangélicos nada sabem sobre eles, incluindo políticos e jornalistas. Em Portugal constituem a maior minoria religiosa, e a World Evangelical Aliance conta com mais de 600 milhões de fiéis em todo o mundo.”

José Brissos Lino | Jornalista | Visão

O trecho acima foi extraído do texto do Jornalista José Brissos Lino, publicado no site Visão, em 2020, sob o título: “Afinal, quem são os evangélicos?

Outro trecho do mesmo jornalista diz:

“Meter tudo no mesmo saco com o rótulo de evangélico pode dar jeito a quem não sabe do assunto ou a quem estiver animado por outras intenções, mas não revela rigor de análise.”

De fato, os Portugueses tem um grande desconhecimento acerca de quem são os evangélicos. Não conseguem diferenciar pentecostais, neopentecostais, tradicionais etc.

Diferenciar os tipos de grupos que se apresentam como evangélicos é bastante importante, pois há costumes diferentes e até opostos, além de comportamentos também muito diferentes.

Em 2018, O próprio presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, já elogiou e enfatizou a importância dos evangélicos em Portugal. Em entrevista, o presidente português afirmou:

“Os evangélicos têm um papel muito importante na comunidade em geral, na comunidade portuguesa em particular. Eu cá estou como presidente da república a agradecer esse papel. Porque contribuem, através do seu exemplo e testemunho, para o enriquecimento daquilo que é fundamental entre os portugueses que é a fraternidade, a solidariedade, o sentido comunitário uns para com os outros, e disso faz-se também aquilo que somos como Portugal”.

Marcelo Rebelo de Sousa

Exemplos práticos

A Cidade do Porto recebeu a instalação de uma igreja de origem americana, chamada “Calvary Chapel“, fundada pelo pastor Chuck Smith, da Califórnia. O casal de missionários ministram os trabalhos em Inglês, contando sempre com tradutores (para a língua portuguesa).

Ao visitar o site da igreja Calvary Chapel, encontramos a seguinte informação:

“Somos uma igreja que crê na Bíblia e que ensina a Bíblia. Nosso objetivo é encorajar os cristãos a crescerem na graça e no conhecimento de Jesus por meio de Sua Palavra. À medida que aprendemos sobre Ele, procuramos imitá-lo no seu amor pelas pessoas, e depois desejamos partilhar a Boa Nova com os do Grande Porto, de Portugal e do mundo”.

No mesmo site é possível encontrar a chamada “declaração de fé”, com os detalhes das crenças e convicções da denominação.

A Calvary Chapel Grande Porto está sediada em Vila Nova de Gaia e seus cultos são transmitidos ao vivo no Facebook, todos os domingos, às 11h (informações do site).

Assembleia de Deus é a maior denominação protestante em Portugal. O site da Convenção das Assembleias de Deus em Portugal afirma: “As Assembleias de Deus são o maior movimento pentecostal no mundo, com mais de 70 milhões de membros. A World Assemblies of God Fellowship (Comunhão Mundial das Assembleias de Deus) congrega cerca de 150 movimentos nacionais associados, entre eles a Convenção das Assembleias de Deus em Portugal (CADP)”.

O site da Convenção das Assembleias de Deus em Portugal também diz:

“Com mais de 100 anos de história, as Assembleias de Deus em Portugal têm hoje mais de 400 pontos de pregação, onde mais de 25 000 crianças, jovens e adultos congregam, influenciando direta e indiretamente mais de 100.000 pessoas. Servem as nossas igrejas mais de 150 pastores e obreiros, 50 evangelistas, 150 presbíteros e 220 diáconos e diaconisas, além de cerca de 60 missionários a servir em Portugal e no estrangeiro”.

Redação: Diário Portugal – Brasil | [email protected]

Presidente de Portugal em evento evangélico
Presidente de Portugal em evento evangélico

tags: evangelical church, porto, english, american, translator, portuguese, united states,

Logotipo Calvary Chapel no Porto