ciência

“O Breu Povoado”: Oscar Nestarez lança nova coletânea de contos de horror

17views
O Breu Povoado, livro de contos de horror escrito por Oscar Nestarez e lançado pela editora Editora Avec (Foto: Divulgação)

O Breu Povoado, livro de contos de horror escrito por Oscar Nestarez e lançado pela Avec Editora (Foto: Divulgação)

O escritor, tradutor e pesquisador paulista Oscar Nestarez lançará em abril seu terceiro livro de horror, O Breu Povoado, que já está em pré-venda no site da Avec Editora. A obra é uma coletânea de contos inéditos e já publicados, incluindo “O veneno, o antídoto e o veneno”, texto finalista da edição de 2019 do Prêmio da Associação Brasileira de Escritores de Romance Policial, Suspense e Terror (Aberst). 

O livro se inicia com um escritor amargurado se entregando a fantasias medonhas e dando início a uma assustadora viagem a Porto Príncipe, no Haiti. Ao longo de 14 contos, os leitores também viajam pelas histórias de uma jovem atormentada pelo luto, uma vampira entediada com a eternidade, um hedonista com planos macabros, entre outros personagens. Os textos são permeados por uma aprofundada análise psicológica, além de camadas de erotismo.

Especialista apaixonado por literatura de horror, Nestarez se diz atraído pela capacidade do gênero de revelar a essência das pessoas. “Pensar e escrever horror, para mim, significa absoluta liberdade”, conta o autor e também colunista da GALILEU. “Os arrepios me interessam porque são provas de que estamos vivos: se uma história nos assusta, é sinal de que nos sentimos ameaçados por ela, e por isso queremos preservar nossas vidas.”

Foto do autor do livro, Oscar Nestarez (Foto: Oscar Nestarez; editora Avec)

Foto do autor do livro, Oscar Nestarez (Foto: Oscar Nestarez; editora Avec)

Em O Breu Povoado, Nestarez explora diferentes perpectivas narrativas, dentre as quais destaca-se um conto escrito como um fluxo de pensamento de uma personagem que sofre com Alzheimer. Essa tática de delocamento narrativo já foi utilizada antes por Nestarez em outra obra, Horror Adentro, sua primeira coletânea de contos, lançada em 2016.

Para o autor, essa manobra arriscada na escrita é um desafio que ele aceita de bom grado, seguindo sempre uma linha mestra na forma e na narração. “Em O Breu Povoado, procurei variar mais em termos de enredos, utilizando personagens, temas e espaços bem diferentes entre si”, explica Nestarez.

O Breu Povoado já pode ser adquirido em pré-venda e está em promoção no site da Avec Editora, de R$ 34,90 por R$ 29,90. A obra conta com 128 páginas editadas por Duda Falcão e a ilustração de capa feita pelo quadrinista fluminense Marcel Bartholo.

*Com supervisão de Larissa Lopes