ciência

“Queda” de objeto misterioso no México gera teorias da conspiração

5views
Fotografia do objeto misterioso em forma de esfera avistado no México (Foto: Reprodução do facebook Isidro Cano)

Fotografia do objeto misterioso em forma de esfera avistado no México (Foto: Reprodução do facebook Isidro Cano)

Um acontecimento digno de filme de sci-fi deu o que falar na cidade de Veracruz, no México, na madrugada desta segunda-feira (1º). Um objeto esférico não identificado situado na copa de uma árvore foi registrado pelo meteorologista Isidro Cano Lua. Um post no Facebook feito à meia-noite sobre o ocorrido já soma mais de 5 mil curtidas e foi compartilhado em sites de diversos países.

“Espero que não seja nada grave” e “De onde vem essa esfera?” são alguns dos muitos comentários deixados no post de Lua. Nele, o meteorologista relata que a bola aparenta ser de um plástico muito duro ou uma liga de vários metais e traz no topo de sua estrutura uma antena. Além disso, segundo testemunhas, o item fez barulho em sua queda e não houve sinais de chamas, algo comum em quedas de objetos espaciais.

À 1h de ontem, Isidro fez um novo post  alertando a população para não abrir a esfera ou tocá-la. Segundo ele, somente uma equipe especializada de autoridades mexicanas pode ter contato com o artefato. 

A última postagem sobre o caso foi publicada na tarde de segunda. Lua informou que a orbe fora retirada da árvore às 3h e que seu destino foi “para além das fronteiras”. Segundo ele, o objeto era feito a partir de sete ligas de metal

Imagem ( screenshot do autor da publicação) mais aproximada do objeto esférico não identificado (Foto: Reprodução do facebook Isidro Cano ( screenshot)) (Foto: Reprodução do facebook Isidro Cano)

Imagem ( screenshot do autor da publicação) mais aproximada da antena e pontos do objeto (Foto: Reprodução do facebook Isidro Cano ( screenshot)) (Foto: Reprodução do facebook Isidro Cano)

Teorias da conspiração envolvendo extraterrestres tomaram conta, é claro. O design da orbe é muito semelhante ao de personagens como o famoso Bebê Yoda (O mandaloriano) e o R2-D2 (Star Wars), segundo alguns internautas.

Para o meteorologista, é possível que o objeto fosse parte do foguete chinês que caiu no Oceano Índico nesta semana. “Pela minha consideração, pode fazer parte do foguete chinês que estava fora de controle e fazendo com que um grande números de peças caíssem na Malásia, do outro lado do mundo”, explicou Isidro na publicação.

O portal de tecnologia e games mexicano Xataka argumenta, porém, que nenhuma fonte oficial do governo confirmou a veracidade do evento ou sua origem. O site do Governo do Estado de Veracruz não tem nenhuma nota sobre o acontecido.

A ideia mais aceita até o momento é de que o objeto faça parte de um balão meteorológico que se desprendeu. Segundo especialistas do site Fronteira Espacio, é quase impossível que uma parte de um foguete tenha pousado em terra sem criar uma cratera ou destruir a árvore.