economiapolítica

‘Será uma operação dominó’, diz Bolsonaro sobre acordo entre Mercosul e UE

157views

O acordo comercial firmado entre Mercosul e União Europeia será uma “operação dominó”, segundo o presidente Jair Bolsonaro. A declaração foi feita durante entrevista a jornalistas na manhã deste sábado (29.jun.2019), em Osaka (Japão).

“Com toda a certeza outros países terão interesse em negociar conosco”, afirmou.

Depois do fechamento do acordo, Bolsonaro conversou com os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Tereza Cristina (Agricultura) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil). De acordo com o presidente, “eles estão muito felizes” com o tratado.

“Conversei com eles rapidamente e disseram que para o nosso lado, o Brasil foi contemplado. Eles estão muito felizes com esse desenlace depois de 20 anos”, disse.

RELAÇÕES COMERCIAIS

A UE é o 2° principal parceiro comercial do Mercosul e o 1° em matéria de investimentos. Já o Mercosul é o 8º principal parceiro comercial extrarregional do bloco econômico europeu. Em 2o18, a corrente de comércio birregional foi de mais de US$ 90 bilhões.

HISTÓRICO 

O processo de negociação para firmar 1 acordo entre Mercosul e União Europeia data de 1999, quando Fernando Henrique Cardoso ainda era presidente do Brasil.

Naquela época, as tratativas enfrentaram diversos desafios, com indisposições tanto de países europeus, como de países sul-americanos.

Em coletiva nesta 6ª (28.jun), o ministro Ernesto Araújo chegou a afirmar que a “vontade política” de governos anteriores foi 1 dos motivos para que não houvesse finalização das negociações.

Continuar lendo

Poder360